PES English

Latest news

Home
>
BLOG
>
ChatGPT e o futuro da aprendizagem

Latest
news

ChatGPT e o futuro da aprendizagem

ChatGPT e o futuro da aprendizagem

ChatGPT, uma ferramenta tecnológica de processamento de linguagem natural desenvolvida pela OpenAI e que está mexendo com muitas áreas. GPT significa Generative Pre-trained Transformer, ou Transformador Generativo Pré-treinado, que é um tipo de rede que foi pré-treinada em grandes quantidades de dados de texto. Essencialmente, isso significa que o ChatGPT foi exposto a uma enorme quantidade de linguagem humana e aprendeu a gerar textos naturais e coerentes.

Mas o que realmente diferencia o ChatGPT é sua capacidade de se envolver em conversas com humanos. Ao alimentá-lo com prompts ou perguntas, o ChatGPT pode gerar respostas que parecem ter sido escritas por uma pessoa real. Ele entende o contexto, segue um tema de conversa e até mesmo exibe um senso de humor ou uma personalidade. Na verdade, o ChatGPT tornou-se tão avançado que tem sido usado em uma variedade de aplicativos, desde chatbots de atendimento ao cliente até assistentes virtuais de escrita.

E por que se está falando tanto sobre o ChatGPT?

Em parte por causa das impressionantes conquistas técnicas que foram feitas no desenvolvimento desse modelo de linguagem, mas também por causa do potencial impacto que poderá ter sobre a forma como interagimos com as máquinas e uns com os outros. Alguns especialistas até especularam que o ChatGPT poderia ser um passo em direção à criação de uma verdadeira inteligência artificial, capaz de entender e se envolver com os seres humanos em um nível que nunca vimos antes.

Além de suas aplicações no mundo da tecnologia, o ChatGPT também está tendo um impacto na educação e na escolaridade. Com sua capacidade de gerar respostas em linguagem natural, o ChatGPT tem sido usado para criar programas virtuais de tutoria e orientação que podem se envolver com os alunos e fornecer feedback personalizado. Por exemplo, o ChatGPT pode ajudar os alunos com perguntas de tarefa de casa ou escrita de redação e até mesmo fornecer explicações para conceitos complexos de uma maneira fácil de entender. Alguns educadores também estão explorando como o ChatGPT pode ser usado para criar salas de aula virtuais, permitindo que os alunos interajam com uma máquina de maneira mais natural e conversacional. Embora o uso do ChatGPT na educação ainda esteja em seus estágios iniciais, está claro que essa tecnologia tem o potencial de transformar a maneira como ensinamos e aprendemos, abrindo novos caminhos para a educação personalizada e interativa e tudo isso em inglês, a língua nata dele.

Você pode estar pensando se isso que você leu acima não soa como uma introdução típica de um  artigo de uma revista especializada… Você está certo! Essa introdução que acabou de ler foi escrita inteiramente a partir do próprio ChatGPT com tradução livre para o português. Eu pedi à plataforma para escrever uma introdução explicando o que é o ChatGPT e porque todo mundo está falando sobre isso. Pedi que mencionasse como o ChatGPT está impactando a educação, a escolaridade e os alunos também. É assustador (?) pensar em quão rapidamente e, na maioria das vezes, com precisão, essa plataforma pode gerar texto para seus usuários.

Temos refletido muito como planejamos nossa jornada de ensino e de aprendizagem de/na língua inglesa e como é (não como será!) o futuro da Inteligência Artificial na educação e como o ChatGPT pode alterar o trabalho do professor nas escolas.

Como um modelo de linguagem, o ChatGPT pode potencialmente melhorar o ensino e a aprendizagem nas escolas de várias maneiras:

  1. pode ser usado como um recurso educacional para os alunos, proporcionando acesso a uma riqueza de conhecimentos e informações sobre uma ampla gama de assuntos. Isso pode ajudar a complementar o ensino em sala de aula e permitir que os alunos explorem tópicos com maior profundidade, indo para o Flipped learning (sala de aula invertida), por exemplo.
  2. Pode ajudar no aprendizado de inglês, fornecendo prática variada e feedback aos alunos, melhorando sua fluência e compreensão.
  3. Além disso, o ChatGPT pode ser usado como uma ferramenta para os professores desenvolverem planos de aula e materiais complementar, fornecendo classificação automatizada e feedback sobre as tarefas, liberando o tempo dos professores e permitindo que eles se concentrem em fornecer instruções mais personalizadas.
  4. O ChatGPT também pode ajudar a identificar lacunas de aprendizagem nos alunos, permitindo que os professores ajustem sua abordagem de ensino de acordo.

Em última análise, o ChatGPT tem o potencial de melhorar a experiência de ensino e aprendizagem nas escolas, proporcionando maior acesso ao conhecimento, instrução personalizada e feedback.

Um receio presente em nossa cultura pedagógica é o de que os alunos usarão o ChatGPT para escrever seus trabalhos e projetos, além de redações assim como eles usam a Wikipédia para copiar partes (!). Os alunos estão à nossa frente na adoção da tecnologia, então, verão os usos e aplicabilidades primeiro, se é que já não estão lá.

Estamos em um período de transição e a fonte de muito receio do desconhecido porque ainda não sabemos o que poderá vir com tudo isso, pois vai além dos nossos limites estabelecidos.

Nós adoramos aprender coisas. Não vamos parar e isso mudará a forma como as coisas são aprendidas como tem acontecido desde o início dos tempos

Então, se quisermos encontrar boas maneiras ou novas maneiras de pensar sobre o que fazer com essa situação atual agora no próximo ano letivo ou neste ano letivo, os jovens muitas vezes têm ideias novas e mais frescas do que nós sobre o que fazer e o que isso significa para sua própria aprendizagem,  particularmente a partir do 8º  ano e mais ainda no ensino médio. Uma boa maneira de encontrar caminhos a seguir é combinar a sabedoria profissional coletiva dos educadores sobre ensino e aprendizagem e essa nova visão e experiência dos alunos como alunos. Como eles veem o melhor uso desse tipo de chatbot em seu próprio aprendizado? Não vamos minar o potencial e as capacidades dos estudantes se nos concentrarmos apenas em como evitar ‘trapaças’ na redação ou na resposta a perguntas dos testes. A maioria dos jovens, se eles entenderem o que é tudo isso, usarão de uma maneira boa e inteligente para o seu próprio aprendizado. Não podemos ser o hiato disso.

Escrito por: Luiz Fernando Schibelbain – Gerente executivo de conteúdo no PES English

Notícias relacionadas

Escolas que ofertam ensino de inglês avançado são as mais procuradas: entenda o porquê!

Livros e músicas para praticar inglês com as crianças

Volta às aulas: Como revisar o conteúdo aprendido?

Outras notícias

Escolas que ofertam ensino de inglês avançado são as mais procuradas: entenda o porquê!

Livros e músicas para praticar inglês com as crianças

Volta às aulas: Como revisar o conteúdo aprendido?

Não confunda mais os pronomes demonstrativos em inglês: this, these, that and those

Escolas que ofertam ensino de inglês avançado são as mais procuradas: entenda o porquê!

Livros e músicas para praticar inglês com as crianças

Volta às aulas: Como revisar o conteúdo aprendido?

Não confunda mais os pronomes demonstrativos em inglês: this, these, that and those

Para acessar o novíssimo PES Hub, a plataforma PES English de ensino e aprendizagem de inglês, é necessário que a sua escola lhe forneça:

   1   
O endereço do site personalizado para sua escola(ambiente), o qual é composto de: https://nomedaescola.qmagico.com.br>
2
O seu login, o qual será o nome da escola seguido de ponto(.) e seu primeiro e seu último nome:

  4  

Pronto!

Agora você poderá usufruir de todas as possibilidades digitais do PES Hub!

   3   
E uma senha para o 1º acesso: