PES English

Latest news

Home
>
BLOG
>
Como o bilinguismo pode ajudar na compreensão de outras culturas

Latest
news

Desenho de crianças abraçando o planeta terra

Como o bilinguismo pode ajudar na compreensão de outras culturas

Você sabia que o bilinguismo pode ajudar na compreensão de outras culturas?

 

Nos dias de hoje, falar uma segunda língua é essencial, principalmente para estabelecer uma comunicação mais eficiente e inclusiva com o restante do mundo. A globalização (graças aos avanços tecnológicos) coloca a todos em contato com culturas diferentes, seja por questões profissionais ou até mesmo pessoais.

 

Nesse sentido, a formação bilíngue se mostra como uma ferramenta capaz de proporcionar uma compreensão mais abrangente sobre o mundo ao redor, desde as fases iniciais da vida de uma pessoa.

 

Pensando nisso, preparamos este artigo para que você entenda as diversas formas que bilinguismo pode nos aproximar ainda mais de outras culturas e porque isso é  importante.

 

Principais benefícios culturais do bilinguismo

 

Como mencionado anteriormente, vivemos em comunidades hiper conectadas, graças ao desenvolvimento tecnológico que nos permite uma comunicação mais facilitada e integrada com o restante do mundo.

Dessa forma, estamos em constante contato com pessoas e lugares de diferentes partes do planeta, absorvendo e interagindo, mesmo que indiretamente, com suas culturas e tradições.

Ser fluente em uma outra língua, como o inglês, por exemplo, é um fator capaz de enriquecer não só experiências, mas também contribuir para o nosso próprio desenvolvimento pessoal, já que o estabelecimento de uma boa comunicação facilita a compreensão e o entendimento das dinâmicas que estruturam culturas diferentes das nossas.

Assim, a educação bilíngue vem desempenhando um significativo e diversificado papel para uma compreensão mais aprofundada sobre diversas questões que compõem o mundo.

Sendo assim, vamos conhecer de forma mais detalhada sobre os principais benefícios do bilinguismo para a compreensão de outras culturas!

 

Acesso direto à informação

Para dar início, saiba que o bilinguismo, tomando o inglês como uma das línguas, nos fornece um acesso direto à informação, ou seja, a capacidade de ler, ouvir e interpretar fontes escritas e orais de determinada cultura em sua língua nativa.

Dessa maneira, as traduções, que nem sempre capturam e exprimem certas nuances culturais e sutilezas linguísticas de um idioma, não serão os únicos materiais disponíveis para se realizar pesquisas ou consultas.

 

Desenvolvimento de uma comunicação eficaz

Um outro benefício que o bilinguismo nos proporciona é facilitar a comunicação direta com falantes nativos e não nativos de outros idiomas.Isso permite a criação de laços e relacionamentos mais autênticos com pessoas de outros lugares do mundo e, consequentemente, a construção de verdadeiras pontes interculturais.

 

Perspectiva ampliada

Por meio do estabelecimento de uma comunicação eficaz promovida pelo bilinguismo, a ampliação das nossas perspectivas e olhares a respeito de outras culturas (e do mundo) também se torna possível.

Isso porque a fluência em mais de um idioma nos faz compreender com mais facilidade que cada língua possui sua própria estrutura, vocabulário e formas de expressão.

Todos esses fatores determinam o modo como as pessoas pensam e compreendem o mundo ao redor!

Assim, ser bilíngue é uma forma de expandir o entendimento pessoal sobre diversas questões que compõem a nossa e a realidade de outras pessoas.

 

Sensibilidade cultural

 

Saber mais de um idioma está frequentemente associado ao desenvolvimento de uma maior sensibilidade em relação às culturas diferentes.

Ou seja, ao exercitar o bilinguismo, nos deparamos com valores, crenças e práticas cotidianas diferentes das nossas.

Dessa forma, o exercício da empatia e da compreensão da existência de complexidades culturais passa a ser mais frequente, o que contribui para a não proliferação de certos estereótipos e preconceitos.

 

Melhores oportunidades profissionais

As oportunidades profissionais sempre serão classificadas como um dos principais benefícios que o bilinguismo pode oferecer, certo?

A capacidade de se comunicar em diferentes idiomas é um valioso ativo no mercado de trabalho.

Especialmente se o objetivo for trabalhar em empresas multinacionais ou organizações que possuem um contato muito próximo com diversas culturas.

Como funciona a educação bilíngue?

Nos tópicos anteriores, falamos sobre a importância e benefícios que o bilinguismo pode proporcionar, principalmente para complementar nossa bagagem cultural.

Mas você sabe como uma jornada bilíngue realmente funciona?

O bilinguismo é caracterizado pela inclusão de um segundo idioma, além da língua nativa, na grade curricular de uma instituição.

Ou seja, a língua inglesa fará parte da rotina semanal do aluno e, aos poucos, a sua presença se notará um vários momentos escolares.

O que faz com que o foco de aprendizagem do segundo idioma não fique apenas na estrutura gramatical e regras linguísticas de determinada língua, mas também passe a ser trabalhado em um contexto mais amplo, trazendo uma comunicação mais contextualizada e rotineira, criando mais vínculos entre língua e realidade.

Assim, o uso de uma outra língua, que não é a nativa do aluno, ganha funcionalidade dentro do ambiente escolar.

Há pessoas que acreditam que o ensino simultâneo de idiomas possa confundir o aluno e atrapalhar o seu desenvolvimento escolar. Contudo, o bilinguismo contribui positivamente para o desenvolvimento cognitivo das crianças e até mesmo de pessoas de outras faixas etárias, principalmente se o aprendizado do segundo idioma acontecer de maneira natural, ou seja, inseridas de forma prática no cotidiano dos alunos.

 

Outras vantagens da formação bilíngue

Já sabemos que o bilinguismo é uma poderosa ferramenta que ajuda na compreensão mais aprofundada de outras culturas.

Assim, conhecer uma outra língua também é uma forma de proporcionar amplas noções de multiculturalidade às crianças.

Além disso, a jornada bilíngue produz uma série de outros benefícios, como:

  • Desenvolvimento da concentração e raciocínio: a pessoa passa a pensar com maior fluência e rapidez em dois idiomas diferentes. Para isso, é necessário o desenvolvimento do foco para que ela absorva todas as informações referentes a outras matérias da grade curricular;

 

  • Desenvolvimento das habilidades socioemocionais: ao entrar em contato com culturas diferentes, a pessoa passa a desenvolver habilidades como a empatia, comunicação saudável, cooperação, cidadania, autonomia e, principalmente, o respeito com o que difere da sua realidade.

 

Idade para começar

Quando nos deparamos com as exigências do atual mundo globalizado, a habilidade de se expressar em mais de um idioma se mostra como um dos principais recursos a serem desenvolvidos.

Dessa forma, muitas pessoas se questionam se há uma idade certa para dar início a uma educação bilíngue.

A verdade é que quando o assunto é o aprendizado de uma nova língua, quanto mais cedo, melhor.

Durante a primeira infância, a criança está passando pelo desenvolvimento de sua cognição, processo que define a maneira como ela irá aprender, recordar e consolidar novas informações.

Assim, os órgãos responsáveis pela decodificação e pela emissão de sons também estão mais aptos a absorver e reter maiores volumes de estímulos externos.

As pessoas de outras idades também estão aptas a aprenderem outras línguas, evidentemente. Contudo, de forma inconsciente até, fazem mais vínculos com a língua materna do que uma criança, que aprende a segunda língua de forma mais intuitiva.

E aí, que tal um mergulho cultural agora?

Agora que você já conhece o como o bilinguismo pode ajudar na compreensão de outras culturas, que tal acompanhar outras dicas do PES English através do nosso blog e redes sociais?

E aí, gostou do post? Acompanhe nossos conteúdos também pelas redes sociais logo abaixo!

    

Notícias relacionadas

Escolas que ofertam ensino de inglês avançado são as mais procuradas: entenda o porquê!

Livros e músicas para praticar inglês com as crianças

Volta às aulas: Como revisar o conteúdo aprendido?

Outras notícias

Escolas que ofertam ensino de inglês avançado são as mais procuradas: entenda o porquê!

Livros e músicas para praticar inglês com as crianças

Volta às aulas: Como revisar o conteúdo aprendido?

Não confunda mais os pronomes demonstrativos em inglês: this, these, that and those

Escolas que ofertam ensino de inglês avançado são as mais procuradas: entenda o porquê!

Livros e músicas para praticar inglês com as crianças

Volta às aulas: Como revisar o conteúdo aprendido?

Não confunda mais os pronomes demonstrativos em inglês: this, these, that and those

Para acessar o novíssimo PES Hub, a plataforma PES English de ensino e aprendizagem de inglês, é necessário que a sua escola lhe forneça:

   1   
O endereço do site personalizado para sua escola(ambiente), o qual é composto de: https://nomedaescola.qmagico.com.br>
2
O seu login, o qual será o nome da escola seguido de ponto(.) e seu primeiro e seu último nome:

  4  

Pronto!

Agora você poderá usufruir de todas as possibilidades digitais do PES Hub!

   3   
E uma senha para o 1º acesso: